top of page

Endometriose: Como a cannabis pode ajudar no alívio da dor pélvica e sintomas

  • 4 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Para muitas mulheres, a dor da endometriose se torna uma rotina silenciosa e exaustiva. Entre consultas, tratamentos e buscas por alívio, surge uma nova esperança: o canabidiol (CBD), composto da cannabis que vem ganhando destaque como potencial aliado no cuidado dessa condição crônica.

A endometriose, caracterizada pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Seus sintomas vão muito além da dor intensa durante a menstruação, podendo incluir desconforto nas relações sexuais, fadiga, alterações gastrointestinais e impactos emocionais significativos, como ansiedade, depressão e até infertilidade. É um dos principais transtornos ginecológicos que afetam mulheres em idade reprodutiva.

A dor pélvica é o principal sintoma das pacientes acometidas pela endometriose. Em muitos casos a dor é severa e cíclica, coincidindo com o período menstrual e associada à menstruação abundante. Embora a Cannabis tenha uma antiga tradição de uso na ginecologia e obstetrícia, foi somente com a consolidação dos estudos sobre o Sistema Endocanabioide que as pesquisas científicas se aprofundaram em torno do assunto.

As propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e ansiolíticas da Cannabis medicinal justificam seu uso no manejo de diferentes transtornos ginecológicos, como dores menstruais, desconfortos do climatério e as complicações da endometriose. 

Efeitos dos canabinoides na endometriose


Um estudo realizado por pesquisadores australianos da Western Sydney University mostra que a Cannabis pode ser útil tanto no tratamento da endometriose quanto de outros transtornos ginecológicos. Os cientistas fizeram uma pesquisa online com 213 respostas válidas. A média de idade das entrevistadas foi de 32 anos, sendo 79,8% usuárias de Cannabis.


Os resultados mais expressivos com o uso de canabinoides mostraram que, dentre as participantes:

  • 95,5% relataram alívio da dor e melhora da qualidade do sono;

  • 81% perceberam uma resposta “muito melhor” para o controle da dor;

  • 79% relataram melhora no sono;

  • 61% relataram melhora nos sintomas de náusea e vômito.

Além disso, 

  • 81,4% das pacientes relataram que a Cannabis ajudou a reduzir o uso de fármacos convencionais e,

  • Mais da metade delas (66%) conseguiu interromper completamente o uso desses medicamentos, sobretudo analgésicos diversos.


O CBD(canabidiol) pode influenciar mecanismos importantes ligados ao surgimento e à manutenção dos sintomas da endometriose. Isso porque os receptores CB1 e CB2, que fazem parte do sistema endocanabinoide, estão presentes em várias partes do corpo e já foram identificados em tecidos de pacientes com a doença.

Embora haja evidências científicas promissoras quanto aos atributos da Cannabis Medicinal no combate à endometriose, a prática prescritiva segura e assertiva exige educação qualificada na área, para individualizar o tratamento, potencializar resultados terapêuticos e modular possíveis efeitos adversos.


Referências:

Armour M, Sinclair J, Chalmers KJ, Smith CA. Self-management strategies amongst Australian women with endometriosis: a national online survey. BMC Complement Altern Med. 2019.

Armour M, Sinclair J, Noller G, Girling J, Larcombe M, Al-Dabbas MA, Hollow E, Bush D, Johnson N. Illicit Cannabis Usage as a Management Strategy in New Zealand Women with Endometriosis: An Online Survey. J Womens Health (Larchmt). 2021.

Bouaziz J, Bar On A, Seidman DS, Soriano D. The Clinical Significance of Endocannabinoids in Endometriosis Pain Management. Cannabis Cannabinoid Res. 2017.

Russo, E. Cannabis Treatments in Obstetrics and Gynecology: A Historical Review. Journal of Cannabis Therapeutics. 2002.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Terra

ACESSE@ACANNA.ORG

Rio de Janeiro | Brasil

© 2023 Associação de Acesso à Canabis Medicinal - ACANNA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ: 42.264.066/0001-39

Google Site Seguro
Logonovo_pagseguro-cinza_edited.png
Logo PagSeguro
Folha de Ouro
bottom of page